Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Evangelização Infantil Escola do Evangelho

Aula do dia Treze de Abril de Dois Mil e Treze
 
Jesus anda sobre o Mar da Galiléia



Objetivos: Mostrar ao evangelizando que Jesus é o guia e modelo a ser seguido. Para segui-lo, porém, se faz necessário desenvolver qualidades essenciais como a fé, o amor e a caridade.  Jesus caminhando sobre as águas é uma bela metáfora, pois mostra, de um lado, a leveza de Jesus como espírito perfeito e senhor de si mesmo, e, do outro, o “peso” das imperfeições humanas, simbolizadas em Pedro – homem de pouca fé – que afunda sobre as águas. Enfatizar que a fé, o amor e a caridade são virtudes a serem desenvolvidas por nós, se um dia quisermos ser como Jesus. Lembrar também que a história nos mostra que não devemos nos desesperar em momentos difíceis, pois Jesus está sempre olhando por nós.

Momento Inicial: Prece e harmonização.


Segundo Momento: Pedir às crianças que tentem copiar, da forma mais perfeita possível, um modelo de desenho distribuído. Após a pintura escolher o mais igual para contar a história. Antes de começar a contação de história, saber se eles entendem o que é um modelo e perguntar: “Qual o modelo mais perfeito de pessoa que já esteve na Terra?” A quem devemos seguir?  
 

Terceiro Momento: Sortear cinco crianças para pegarem cinco garrafas, cobertas com papel. Só abri-las ao final da contação de história, para reflexão. Em duas garrafas temos escritas as palavras orgulho e egoísmo e nas outras duas amor, esperança e caridade.

Contar a história “Jesus Anda sobre o Mar”, contida em Mateus, capítulo 14, versículos de 22 a 33.


Quarto Momento

Reflexão:
- Os discípulos estavam em dificuldades no barco, pois o mar estava bem agitado. No entanto, Jesus estava o tempo todo olhando por eles e foi até lá para ajuda-los. Será que em momentos difíceis devemos desesperar ou ter fé?

- Pedro também quis caminhar sobre as águas como Jesus havia feito. Por que ele não conseguiu? Será que ele teve fé?

- O que precisamos para seguir Jesus e não afundarmos na água, como Pedro afundou? Será que precisamos ter no coração fé, amor e caridade ou orgulho e egoísmo? Neste momento desembrulhar as garrafas sorteadas entre as crianças. As garrafas com as palavras orgulho e egoísmo estarão cheias e as garrafas com fé, amor e caridade estarão vazias. Seremos mais leves na medida em que abolirmos o orgulho e egoísmo e desenvolvemos mais a fé, o amor e a caridade, quem sabe um dia caminhando sobre as águas como Jesus fez.
 
Quinto Momento: Oficina de Brincar